O conceito de “Alta Performance”, atualmente aplicado de forma bastante frequente quando se fala em atingimento de metas, tem sua origem no esporte e está relacionado em buscar o empenho máximo para obter os melhores resultados, com aproveitamento extraordinário. É assim nos esportes de velocidade, por exemplo, quando a diferença entre o primeiro e o segundo lugar no grid de largada de uma prova de Fórmula 1 é de apenas alguns centésimos de segundo.
É assim também quando um nadador bate um recorde mundial, superando o tempo do recordista anterior em frações de tempo tão pequenas que seriam imperceptíveis ao olho humano.
Atletas buscam a alta performance para se superar e atingir novos patamares, talvez nunca antes atingidos por ninguém. No mundo corporativo, profissionais buscam Alta Performance pelo mesmo objetivo. Estar além de onde já chegaram, e assim atingir metas que representarão futuramente novos recordes a serem batidos. Colaboradores engajados com a busca dos resultados são fundamentais para o atingimento de metas ousadas. É aí que entra o papel do líder. O seu próprio engajamento e o engajamento da sua equipe são fatores cruciais no espírito de “Alta Performance”, característico dos times vencedores. Seguem abaixo, algumas dicas fundamentais para o líder que objetiva levar suas equipes ao mais alto patamar dos resultados:

1 – Estabelecer uma visão e metas claras para sua equipe

Só podemos superar aquilo que podemos mensurar. Cabe ao líder criar metas que sejam, ao mesmo tempo, ousadas e atingíveis. Deixar claro onde se quer chegar, estabelecendo uma visão clara e definindo o caminho para se chegar lá, é o primeiro passo para conduzir essa equipe ao sucesso. O uso de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho) poderá ser o elemento balizador para se ter a certeza que o caminho que está sendo percorrido nos levará onde queremos chegar.

2 – Engajar a si mesmo e à sua equipe no objetivo

Não adianta ter uma meta visível se não houver um verdadeiro engajamento em atingi-la. Recompensar a equipe pelo atingimento total ou parcial é uma das formas de promover o engajamento. Técnicas como “gamification” ou programas motivacionais também podem estimular as pessoas a se concentrarem no alcance do objetivo proposto. Para que a equipe tenha Alta Performance é preciso assegurar que as pessoas realmente queiram e tenham um propósito relacionado ao alcance das metas estabelecidas.

3 – Recriar o conceito de liderança

Verdadeiros resultados, sólidos e duráveis, precisam ser sustentados por uma liderança presente. Já foi a época em que o líder se posicionava acima da equipe e exigia que a mesma lhe entregasse excelentes números. Hoje, o verdadeiro líder não está mais atrás de uma mesa dando ordens. Ele faz parte da equipe e está tão envolvido com ela que se vê (e se faz ver) como alguém que também precisa batalhar firme para alcançar desempenho máximo. Em outras palavras, o líder FAZ com tanta dedicação e certeza, que os seus liderados não têm outra alternativa senão seguir seus passos.

Este líder, capaz de levar sua equipe a lugares nunca antes alcançados, não está mais acima da sua equipe, mas ao lado dela. É o líder que inspira e que, por isso, tem direito a estar junto com o seu pessoal, no lugar mais alto do pódio.

 

Este artigo foi extraído do site: www.administradores.com.br / Por Maurício Louzada

Realize os treinamentos da sua Equipe de Liderança aqui na Station. Possuimos salas de diversos tamanhos que se adequam as suas necessidades.