Com toda certeza mudar é difícil. Muito difícil, mas é possível. Dar o protagonismo às pessoas requer uma mudança cultural arraigada dentro das organizações e exige muito trabalho, tempo, paciência e perseverança.

Mudar nunca foi fácil. As pessoas sentem-se inseguras. Uns mais, outros menos, mas todos passam por este processo cada um a seu tempo. Os seres humanos são assim. Aceite isto.

Quer dizer que se todos passamos por este processo não há nada que eu possa fazer?

Não. Claro que não. Muito ao contrário, aliás. Se este é um processo conhecido ele é gerenciável, portanto o melhor a se fazer é gerenciar bem de perto para que às mudanças ocorram no menor tempo possível e com a maior efetividade.

Algumas dicas são fundamentais para isto:

    1. Patrocínio da alta gestão: Se alta gestão não estiver absolutamente engajada, convencida, envolvida, e liderando este processo, esqueça. Não vai funcionar.

 

    1. Envolvimento de todos os empregados: Todos, cada um a seu tempo e dentro da sua importância no processo, devem e precisam ser envolvidos. Não se promove uma mudança cultural apenas com o envolvimento dos gestores principais. Eles sustentam e promovem, mas todos tem que participar. Envolva a todos sempre.

 

    1. Comunicação no tempo certo: Comunicar não é falar tudo para todo mundo a todo momento, mas sim dizer a coisa certa no momento certo para as pessoas certas. Monitorar o tempo da comunicação é fundamental. Não deixe que as fofocas rolem soltas pelos corredores. A melhor forma de impedir isto é responder objetivamente, ainda que a resposta seja: Não sei a resposta.

 

    1. Promover a cultura da mudança:  O mundo mudou muito rapidamente e mudará mais rápido ainda daqui em diante. Crie uma cultura corporativa que permita não apenas esta mas sim todas as outras mudanças que virão e faça com que as pessoas acreditem nelas.

 

E, para terminar, retorno ao protagonismo. Se as empresas e seus gestores entenderem que os funcionários são (e serão sempre) os protagonistas das organizações e lhes derem não apenas o direito mas também o dever de mudar, opinar, participar e inovar, o futuro tende a ser muito melhor.

Estas são apenas algumas dicas. Existem outras importantes. Sugiro começar por estas e já vai ter dado um bom passo.

Em algum momento é preciso mudar. Se começar hoje vai ser mais fácil do que se deixar para amanhã. Não postergue. Entenda isto. Comece hoje. Faça isto bem feito que vai dar certo. Acredite e sucesso.

Este artigo foi extraído do Portal ABTD / Por Airton Carlini.

O ano de 2015 já está chegando! Excelente momento para sua empresa programar treinamentos que irão colaborar com a mudança cultural de sua equipe. Venha conhecer toda a nossa estrutura, serviços e espaços e saia com a certeza que a Station é a melhor opção para sua empresa realizar eventos corporativos no geral.